A nossa receita de encerramento do ano de 2019 é o Cuscuz Paulista.
A receita desse cuscuz era da minha vó Dona Carminha. Toda vez que ela ia fazer me chamava para ver. Era tudo na prática e a olho. Não tinha medidas mais sempre ficava maravilhoso. O que marcou a minha memória era ela fazendo o cuscuz já bem velhinha e sem forças nos braços para levantar a panela, mais ela seguia firme no propósito e conseguia finalizar o cuscuz para toda a família.
Então a nossa postagem de hoje é o Cuscuz da Vovó Carminha, com medidas rsrsrs. Deixo uma ressalva na quantidade de farinha de milho para o ponto da massa.
Ingredientes:
1 xícara ( chá) de Azeite
1 cebola média picada
2 dentes alho roxo picados ou espremidos
4 tomates vermelhos (2 para o refogado e 2 para decorar)
2 colheres (sopa)extrato de tomate
1 vidro de palmito
2 latas de sardinha
Azeitonas verdes em conserva
2 ovos
Sal a gosto
1 pitada de pimenta do reino branca
Salsinha picada e cebolinha picada
3 xícaras (chá) de farinha de milho amarela (flocos médios)
1 litro de água
Para decorar use
Tomate cortado em rodelas, salsinha, sardinha cortada ao meio, ovos cozidos em rodelas, Palmito e azeitonas verdes.
Modo de Fazer
Reserve uma forma de buraco no meio umedecida com água dentro enquanto prepara o cuscuz.
Em uma panela e coloque o azeite, a cebola picada e o alho refoque em fogo brando. Após a cebola e o alho estarem levemente dourados, junte os 2 tomates picados e 1 lata de sardinha, continue revogando até os tomates murcharem. Junte as azeitonas picadas, sal, pimenta do reino, salsinha e cebolinha, palmitos picados e o extrato de tomate. Coloque a água e deixe ferver. Com uma colher vá colocando a farinha de milho como se fosse uma leve chuvinha caindo, a massa não pode ficar muito seca tem que ser homogênea muitas vezes não e necessário colocar toda a farinha até alcançar o ponto. Continue a mexer quando o cuscuz estiver desgrudando do fundo da panela desligue o fogo.
Tire a água da forma e comece a montar o fundo e as laterais com a sardinha cortada ao meio, as azeitonas, palmito, ovos cortados em rodelas e folhas de salsa. Coloque o cuscuz com cuidado dentro da forma e deixe esfriar. Quando estiver frio é só desenformar.
Comentários
Postar um comentário